A Fundamentos da fé

Batismo nas águas

Batismo é uma ordenança de jesus ( lucas 3.21,22 ) Cremos no batismo de imersão. Que o batismo nos identifica com a morte e ressurreição de Cristo.(Romanos 6) é nossa confissão pública de arrependimento. (Atos 2,38) Batismo não garante salvação por si apenas.( Marcos 16.16 / efésios 2.8-9) Mas cremos que o batismo é importante para o processo da salvação Cremos apenas em um só batismo. (Efésios 4.4-6) Não batizamos bebês.

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Mateus 28:18-20

A Fundamentos da fé

Santa Ceia

Cremos que a Santa Ceia é:

  • Uma ordenança instituída por Cristo.
  • Um ato memorial.
  • Uma renovação de Aliança entre Cristo e sua igreja. (João 6. 53-56)
Quem Pode participar da Santa Ceia:

Todos que nasceram de novo e creem em Cristo Jesus e sendo batizados nas águas.

  • Estar aliançado com Cristo.
  • Ser batizado nas águas.
  • Não proibimos alguém de tomar a ceia, contudo ensinamos o que a Bíblia diz , para que a pessoa avalie a si mesma e julgue sua própria vida. É sua responsabilidade.

“…o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes em que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.”

(1 Coríntios 11.23-6)

A Fundamentos da fé

Espírito Santo

Cremos no Espírito Santo, Como uma pessoa da trindade, nas suas manifestações através dos dons e dos frutos.

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, devotos a Deus, vindos de todas as nações do mundo.”
Atos dos Apóstolos 2:1-5

Cremos que Ele fala, nos ensina, batiza, nos conduz, intercede, nos convence do pecado e nos habilita os dons.

( Atos 10.19-20 ; Lucas 12.12 ; João 16.13 ; Romanos 8.26 ; 1 Coríntios 12.7-11 )

Cremos no Batismo do Espírito Santo que é a experiência especial que a pessoa crente em cristo tem com Deus.

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.
Atos 1.8

A Fundamentos da fé

Salvação

  • É a maior de todas as bênçãos espirituais.
  • Precisamos ser salvos porque cremos que esta é a única maneira de termos nossa comunhão com Deus restaurada.
  • Deus quer perdoar e salvar a todos ( Atos 2.21 )
  • Ninguém pode ser salvo fazendo somente boas obras. ( Efésios 2 8-9 )
  • Só Jesus pode salvar. ( João 14 .6 )
  • Não cremos que uma vez salvo, salvo para sempre. ( Filipenses 2.12 )

A salvação é a ação de Deus que nos tira das trevas e nos conduz graciosamente ao Reino de seu filho.

A Fundamentos da fé

Dízimos e Ofertas

Cremos nos dízimos e nas ofertas voluntárias.

O dízimo é sagrado, santo, pertence a Deus ( Levítico 27. 30-32 ) por isso ele é devolvido.

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”. Malaquias 3.10

Jesus não anulou o dízimo.

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.”
Mateus 23.23

A Fundamentos da fé

Casamento

Cremos que o casamento e a família são sagradas e ordenadas por Deus, sendo o casamento a base da família. O casamento é um acordo onde só pode ser quebrado quando a morte chegar. ( Casos de adultério e caso a caso sempre serão avaliados à luz da palavra e ao direcionamento do Espírito Santo)

“Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel – Malaquias 2.16

“Pois eu detesto Mateus 5.31-32

“ Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério divórcio, diz o Senhor Deus de Israel – Malaquias 2.16

O Namoro é a preparação para o casamento.

Um namoro, santo, irrepreensível, respeitoso, com aprovação de pais e apoio de líderes espirituais. Fujam da imoralidade sexual.

Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6. 18-20

Cremos na monogamia.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” Gênesis 2,27

“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;” 1 Timóteo 3.2

Divórcio

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Malaquias 2:16

A Fundamentos da fé

Usos e Costumes

  • Não temos uso e costumes.
  • Cremos que costume não gera doutrina, mas, doutrina gera bons costumes.
  • Cremos na liberdade e de que o Espírito Santo testifica no coração do homem.

Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8:36)

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23