O chamado para intercessão na Igreja

Será que sou Intercessor?

Acessibilidade à Presença de Deus

A Palavra nos diz: “pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, Quando Cristo consumou sua obra na cruz, o véu do Templo se rasgou de alto a baixo tornando o caminho para a presença do Senhor acessível.” (Hebreus 10:19-20)

Todos nós temos um chamado para sermos intercessores, assim como Jesus é, e como o Espírito Santo que habita em nós já o faz. (Romanos 8:26-27)


O Papel Principal do Intercessor

No Antigo Testamento, a palavra para intercessão em hebraico é “PAGA”, que significa promover encontro. Mas que encontros são esses?

É a promoção do encontro entre o alvo da oração e a verdade divina.

Isso quebra o estereótipo de que intercessão é somente guerra espiritual ou passar a madrugada em oração. Essas coisas também fazem parte, mas o objetivo principal é PROMOVER ENCONTROS, seja através de uma palavra de conhecimento ou de um abraço guiado pelo Espírito Santo.

Fomos convidados a ser colaboradores da linda obra que Deus está promovendo, não por merecimento, mas sim por graça.


Jesus como Intercessor

Deus nos enviou o intercessor Jesus. Por meio d’Ele fomos redimidos e conectados com o Pai. Nossa natureza caída precisava de um mediador genuíno, e Jesus cumpriu esse papel de forma perfeita. (João 1:18, Hebreus 3:1, Jó 9:32-33, 1 João 2:1, João 8:42, 1 Timóteo 2:5).

Jesus é o perfeito intercessor, o exemplo de mediação entre o Pai e os homens, e é o Seu exemplo que devemos seguir.

Atributos dos Momentos de Intercessão de Jesus:

  1. Separava momentos do Seu dia para conversar com o Pai: Demonstrava autodisciplina e encontrava prazer em ter um relacionamento franco, transparente, sincero e profundo com o Pai.
    • Reflexão: Fomos chamados para interceder. Que parte disso é ter relacionamento com o Pai? Quão danoso pode ser para nós não sermos enlaçados em Seus braços de amor?
  2. Orava em momentos de grandes conquistas: Agradecia ao Pai após vitórias, reconhecendo que tudo estava n’Ele. (Marcos 6:46 – Após andar sobre as águas).
  3. Orava antes das grandes decisões: Buscava fortemente o Pai para ter clareza de como e para onde seguir. (Lucas 6:12 – Antes da escolha dos apóstolos).
  4. Em momentos de agonia: Sabia recorrer ao Pai nas adversidades, buscando apoio para passar por mais um processo. (Lucas 22:39-46 – Jesus em momento de agonia no Getsêmani).

Características Essenciais de um Intercessor

O intercessor entende que seu papel é agradar a Deus, orando a perfeita vontade de Deus e o que está no Seu coração, assim como Jesus O agradou.

Precisamos estar perto de Deus e encontrar nossa saciedade n’Ele, sendo intercessores saudáveis que refletem o caráter de Cristo.

1. Intimidade com Deus

É um dos principais pontos. Temos o compromisso de separar um tempo diariamente com Deus. Jesus se reservava para falar com o Pai. Quando amamos alguém e queremos estar alinhados com o que essa pessoa pensa, queremos estar perto, e com o Pai não é diferente.

2. Amor de Deus (Ágape)

Precisamos carregar o amor de Deus e orar a partir Dele. Esse amor não é humano; é ágape, é sacrificial. Não é apenas ter pena pelo oprimido, mas interceder a partir do coração de Deus.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)

3. Coração que Não Julga

A mente caída é julgadora, mas a mente de Deus não funciona assim. Precisamos renovar a nossa mente com o coração de Deus, não julgando as pessoas, mas buscando a visão de Deus sobre as coisas.

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

4. Busca a Vontade de Deus

O papel do intercessor não é convencer a Deus a fazer acordos. É buscar a mente e o coração de Deus a respeito das situações e agir de acordo com o que Ele quer que façamos, pois Deus nos dá a Estratégia do que orar.

Quanto mais O conhecemos, mais entendemos nossa posição de humildade diante d’Ele e que dependemos d’Ele para entender como orar. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para nos direcionar.

“Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” (Mateus 6:10)

Somos embaixadores dessa mensagem, convidados a participar dessa linda obra para convocar o reino dos céus para essa terra e para nossa realidade.

5. Coração de Servo

Assim como Jesus foi servo de todos os irmãos, nosso papel como intercessor é servir.

6. Vida no Altar

Precisamos de uma vida diária de santificação e purificação da natureza caída, nos entregando no altar para purificação do corpo, da alma e do espírito.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Quando nossa vida está no altar, santificando-nos e purificando-nos, não damos espaço para o inimigo nos acusar e gerar artimanhas contra nós.

7. Conhecer a Bíblia

Conhecer a Palavra é fundamental para podermos declarar diante de situações adversas. A Palavra compõe a nossa armadura (Efésios 6:17).

Saber manejá-la bem é importante para enfrentar as artimanhas do maligno (2 Timóteo 2:15), buscando sempre se apresentar como obreiro aprovado diante de Deus. A Palavra é uma oração, contém promessas e verdades. Nossa identidade está pautada nela; se não a conhecermos profundamente, estamos fadados ao fracasso.


Que possamos ser intercessores que buscam a presença do Senhor muito além do que os nossos olhos podem ver, buscando por uma atmosfera de tamanha intimidade a ponto de o coração do nosso Senhor bater em nós.

Artigo escrito por:

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x